Início » Guia: como aprender sobre tecnologia e as tendências do mercado para a área

Guia: como aprender sobre tecnologia e as tendências do mercado para a área

  • Tecnologia

O setor de TI está sempre em expansão e oferece muitas oportunidades de trabalho. Segundo a Brasscom, o setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) apresentou crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período de 2020, gerando quase 80 mil vagas de empregos até junho de 2021.

Essa marca ultrapassa o saldo de contratação dos últimos anos, muito em função da aceleração gerada como efeito da pandemia do Coronavírus, que trouxe um salto temporal gigantesco em um curto período de tempo e gerou um gargalo com a falta de profissionais para atender o volume de demanda gerado – e também uma ótima oportunidade para quem deseja se desenvolver no setor!

O fato é que, para se destacar na carreira de tecnologia é preciso estar à frente dos assuntos e tendências do setor, e só tem uma maneira de se fazer isso: estudar, sempre! A boa notícia é que grande parte dos profissionais da área são autodidatas.

E você, faz parte desse time? Autodidata ou não, preparamos esse esse guia para te orientar a buscar conhecimento e saber como aprender sobre tecnologia e as principais tendências do mercado. Boa leitura!

Como aprender sobre tecnologia

Aprender sobre tecnologia exige, antes de tudo, atualização constante, o método de aprendizagem e o caminho a seguir vai depender muito do seu perfil. Descubra qual deles tem mais a ver com você.

Defina um objetivo

Antes de tudo você precisa entender qual a razão de querer aprender sobre novas tecnologias. Seja por uma demanda da empresa em que trabalha, ou por interesse numa eventual transição de carreira, a verdade é uma só: quando se tem um ideal, o resultado realmente acontece.

Independente do motivo, tente se antecipar planejando o futuro que pretende para sua carreira.

Leia também: Saiba quais são os benefícios da mentoria para a carreira de desenvolvedor: 4 dicas

Foco no que realmente precisa aprender

Em meio a um universo de informações e opções que a área de tecnologia oferece, defina o que exatamente você quer aprender. O foco é um grande aliado para um aprendizado mais efetivo.

Se você estuda programação, por exemplo, não passe para uma nova linguagem enquanto não dominar a qual está estudando no momento. Conhecimentos rasos podem te levar a lugar nenhum.

O formato do material de estudo

Atualmente há uma riqueza de informações disponíveis para quem pretende aprender novas tecnologias: livros, podcasts, fóruns, cursos online, mentoria, canais no Youtube, entre tantos outros, muitos destes disponíveis de forma gratuita. Aqui basta você definir o formato que mais se adeque ao seu perfil.

É válido dizer que os cursos são ideais para quem não tem familiaridade com o mundo da tecnologia e busca uma mudança radical de carreira, por exemplo.

Na cola de quem entende do assunto

Busque contato com pessoas e empresas que são referências nas tecnologias que pretende aprender. A inspiração é um ótimo combustível.

Mantenha-se antenado

Esteja inserido no meio que você gostaria de aprender. Siga Fan Pages, perfis do Instagram, entre em grupos de discussões do Facebook e comece, o quanto antes, a fazer parte desse movimento.

Testar para fixar

A melhor maneira de aprender e se aperfeiçoar em algo, principalmente em novas tecnologias, é executando! Inicie pequenos projetos ou desafios, mesmo que não seja para oferecer ao mercado, apenas a título de treino mesmo.

Alí você conseguirá testar todo seu conhecimento e identificar possíveis erros e dificuldades, sabendo onde deverá se dedicar com mais afinco.

Agora que você já sabe como aprender tecnologia, vamos falar um pouco sobre uma área com um futuro bastante promissor, e o que aprender para se dar bem nessa área. Vem com a gente!

Tecnologias para aprender

Como vimos, a gama de áreas diferentes que o setor de TI oferece é bem vasto. E uma das áreas de maior destaque vem sendo a de Programador, que promete ser uma das carreiras mais promissoras dos próximos anos.

É possível notar que além de profissionais de TI se interessando por Linguagem da programação, tem também profissionais vindo de áreas totalmente distintas de TI, arrastados pelas boas oportunidades que a profissão proporciona.

Se esse é seu caso, vamos entender por onde começar, o que aprender em tecnologia da programação para um início de carreira promissor.

Qual o primeiro passo?

Quando chegamos na área de TI focados na área de Programação, é comum surgir dúvidas de qual o primeiro passo, qual linguagem aprender primeiro, etc.

A verdade é que não existe uma linguagem específica para começar a jornada, o que existe são conceitos essenciais, que te darão base para as outras que virão. São elas:

● Lógica de Programação
● Lógica Orientada a Objetos
● HTML5 e CSS
● Linguagens back-end
● Banco de dados

Top trends do ano

Para te ajudar nessa jornada de como aprender tecnologia, preparamos uma lista com algumas das linguagens de programação mais usadas em 2021 para te orientar no mapa de estudos:

1 – Python
Python foi criado em 1991 como sendo uma linguagem de programação open source e tem como um dos maiores diferenciais a facilidade no aprendizado.


2 – Java
Foi criada em 1995 na Sun Microsystems, sendo hoje uma das linguagens de programação mais usadas dentro do ambiente corporativo.


3 – C++ (e C)
Dividindo o posto com Java entre as linguagens de programação mais utilizadas no mundo, as tecnologias C e C++ são geralmente aprendidas nos primeiros anos das faculdades de programação.


4 – JavaScript
Apesar da similaridade com o nome Java, essa tecnologia é mais moderna e tem como foco áreas como desenvolvimento web, criação de jogos e aplicativo para dispositivos móveis.


5 – Go
Pode-se dizer que a linguagem Go é uma das únicas opções que consegue combinar os melhores aspectos da programação funcional e a orientação a objetos, além de oferecer um conjunto completo de ferramentas para o desenvolvimento de aplicações.


6 – C#
O C# (leia-se C-Sharp), é uma linguagem de programação orientada a objetos, que foi desenvolvida pela Microsoft e faz parte da plataforma .NET. Embora a linguagem C# tenha sido criada do zero, foi baseada na linguagem C++ e tem muitos elementos da linguagem Pascal e Java.

Viu só! Não tem uma receita pronta sobre como aprender tecnologia. O que podemos concluir é que se planejar, se dedicar aos estudos e se manter antenado com as tendências da área pode te ajudar muito nessa jornada.

Se você gostou do conteúdo, fique ligado nas próximas postagens. Até lá!