Início » Saiba quais são os benefícios da mentoria para a carreira de desenvolvedor: 4 dicas

Saiba quais são os benefícios da mentoria para a carreira de desenvolvedor: 4 dicas

  • Tecnologia
beneficios da mentoria

Descubra o que é, quais os benefícios da mentoria e como ela pode te ajudar a dar um upgrade na sua carreira.

Chegar ao topo da carreira é o sonho de todo profissional, não é mesmo? E sabemos que o caminho não é tão simples quanto parece. Além das dificuldades naturais que encontramos ao longo da vida profissional, muitas vezes envolvidos na correria do dia a dia não temos tempo de investir ou planejar o futuro profissional, deixando essa área tão importante à mercê dos acontecimentos.

Parece ironia, mas não é. Frequentemente estamos muito focados no momento para atender determinada demanda (financeira ou pessoal) e nos esquecemos de pensar no futuro.

Para garantir um futuro promissor em qualquer profissão antes de tudo é preciso planejamento. É, literalmente, parar tudo e perguntar: onde quero estar daqui 5 ou 10 anos? Respondida essa primeira questão, vem a segunda: o caminho que estou traçando está me levando para lá?

Se essa é a sua realidade, e essas questões te levaram a refletir sobre a situação atual da sua carreira, vamos te apresentar os benefícios da mentoria profissional e mostrar como ela pode te ajudar a planejar o seu futuro com mais tranquilidade e confiança, te levando a alcançar mais rapidamente o seu lugar de destaque.

Ficou curioso? Vem com a gente que vamos te contar tudo sobre mentoria e quais os benefícios da mentoria para sua carreira. Vem com a gente!

O que é mentoria?

Mentoria ou mentoring nada mais é do que transferência de aprendizado. Simples assim. É quando alguém mais experiente ajuda outra pessoa com menos bagagem profissional a evoluir em sua carreira.

Nas reuniões (ou encontros) o mentor transfere seu conhecimento para o mentorado de forma particular e assertiva, de acordo com as dúvidas e anseios profissionais do mentorado naquele momento. O mentor serve como apoio ao mentorado, ensinando-lhe boas práticas da profissão e encorajando o profissional a se aprimorar tecnicamente.

Podemos dizer que um dos maiores benefícios da mentoria é que o aprendizado é direcionado. Não são fórmulas prontas que te ensinam métodos generalizados de “como crescer na sua profissão”.

Na mentoria profissional o mentorado expõe as questões, dúvidas e até aflições – por que não?! – relacionadas a sua carreira, e o mentor, por ser experiente na área profissional em questão, consegue orientá-lo com tranquilidade, utilizando sua experiência, seu conhecimento, e acertos que já presenciou em sua profissão, minimizando assim as chances de erro.

Conseguir traçar um caminho profissional menos tortuoso, confiante e livre de erros, faz com que o objetivo seja atingido com mais rapidez. Levando todos esses pontos em consideração, podemos resumir mentoria como um processo de aceleração de carreira.

Tipos de mentoria

Podemos dizer que há dois modelos de mentoria, e ambos, se bem aplicados, trazem resultados muito positivos:

MENTORIA INTERNA: onde uma empresa usa o conhecimento de profissionais mais experientes para auxiliar os mais novos ou inexperientes em determinada função. Há empresas em que os programas de mentoria já integram o fluxo de atividades pertinentes ao DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional), o que é muito legal!

MENTORIA EXTERNA: quando ocorre a contratação de um mentor vindo do mercado, expert em uma área específica para transmitir conhecimento ao mentorado, sobre a qual falaremos um pouco mais logo adiante.

Com a mentoria forma-se também o grupo de mentoria (em ambos os casos), que nada mais é do que colegas de profissão que ficam “disponíveis” para ajudar o mentorado com alguma questão prática relacionada ao assunto daquela profissão.

Áreas da mentoria

Há uma infinidade de áreas em que os benefícios da mentoria podem ser aplicados, como gestão de negócios para empreendedores, auxílio para organização de finanças pessoais e até mesmo no direcionamento sobre qual especialização seguir dentro de uma determinada área de desenvolvimento, por exemplo.

É preciso ressaltar que na área de negócios houve um crescimento de 78% de 2019 para 2020 no número de mentores de negócios, segundo a Associação Brasileira dos Mentores de Negócios. Ainda segundo a ABMEN, a média de crescimento estimado é de 19,5% ao ano, com expectativas de expansão a longo prazo. Ninguém quer se arriscar ao investir toda economia em um negócio sem direcionamentos mais precisos, certo?

Benefícios da mentoria para o setor de tecnologia

Os benefícios da mentoria podem trazer muitos resultados para as mais diversas profissões e áreas de atuação, principalmente para o setor de Tecnologia.

Vamos imaginar a carreira de um profissional da área de Desenvolvimento de Software . Esse profissional, para se destacar, além de ter total conhecimento da parte técnica da sua profissão – ser especialista em linguagem de programação, por exemplo – deve também estar sempre atualizado com o que ocorre no mercado, relacionada a sua profissão.

A verdade é que poucas profissões exigem nível tão alto de atualização do profissional quanto a de desenvolvedor de software. Para essa profissão não há escolha: deixar de se atualizar é correr o risco de se tornar um desenvolvedor menos útil ao mercado. E como crescer dessa forma? Pensem nisso!

Mentoria para crescer

Quando você é bem orientado profissionalmente, além de se manter atualizado, você foca a sua energia no caminho que realmente interessa, e, com o respaldo da mentoria, você aposta todas as suas fichas sem medo de errar.

Vamos agora conhecer 4 benefícios da mentoria pode trazer para sua carreira:

  1. Orientação direcionada
    Focar no conhecimento e aperfeiçoamento da sua área profissional com estratégias para o crescimento da sua carreira. Diferentemente dos cursos, a orientação da mentoria é de acordo com a necessidade e perfil de cada um, não é uma fórmula pronta;
  2. Networking
    O mentor pode te colocar em contato com outros profissionais da sua área, possibilitando a troca experiências e aumentando a sua rede de contatos para fortalecer a sua trajetória profissional;
  3. Redução de custos
    Com o planejamento da carreira, sabendo exatamente aonde quer chegar, você acaba economizando tempo e dinheiro que gastaria com treinamentos e cursos desnecessários, focando somente no que vai te ajudar a alavancar sua carreira;
  4. Redução de erros
    Como já dissemos, entre os benefícios da mentoria, está a possibilidade de seguir uma carreira sem errar, ou pelo menos, conseguir minimizar muito os erros no caminho.

Isso porque a mentoria reduz consideravelmente a probabilidade de erro, pois o mentor vai propor ao seu orientado o que realmente deu certo, deixando as experiências equivocadas que ele já presenciou na sua carreira de lado. A taxa de acertos amplia a chance de crescimento.

Mentoria é Coaching?

Não é! A mentoria se refere a transferência de conhecimento: um profissional experiente apoia e encoraja outro profissional menos experiente a aprimorar suas técnicas profissionais.,

Oo que é diferente do coaching, que se baseia na psicologia e ciências do comportamento, e que não é aplicado necessariamente por alguém que esteve na linha de frente do negócio ou área.

Na mentoria, a experiência do profissional está comprovada por ter exercido funções semelhantes àa do mentorado, cujo foco é o alcance de um objetivo concreto.

Aqui na IT Lab o processo de mentoria é uma prática enraizada no dia a dia de nossos profissionais. Com uma cultura que leva a sério a política de portas abertas, o espaço para apoiar o desenvolvimento de profissionais e até mesmo o direcionamento de especializações na área de tecnologia não só existe como se transformou em parte natural da nossa rotina.

E o mais importante é que essa mentoria se aplica não apenas às questões de direcionamento técnico, mas também no desenvolvimento das habilidades profissionais e comportamentais da equipe para que os profissionais tenham a oportunidade de construir uma evolução completa em sua carreira.

Esse apoio reflete resultados em todas as pontas do nosso negócio: desde o alicerce necessário para o desenvolvimento de profissionais mais completos e preparados até a execução de projetos com mais qualidade e inovação para nossos clientes.

Se você também busca uma oportunidade para desenvolver sua carreira em uma empresa que apoia sua evolução, venha para a IT Lab!

Cadastre-se em nosso banco de talentos e fique de olho em nossas vagas: link